Botão02.png
Botão03.png
Botão04.png

 

Terra mulher é uma pesquisa artística que, apesar de vir sendo semeada e regada há bastante tempo, brotou recentemente, durante o período de isolamento social.

Este trabalho busca relacionar a arte feminina com as discussões ecofeministas, originando videoartes que entrelaçam inquietações e inspirações criativas com as pautas das lutas feministas.
A proposta artística alimenta-se das linguagens da dança, fotografia, poesia e audiovisual para compor seu discurso estético, conectando o corpo feminino e seus movimentos às formas, cores, texturas e sensações provocadas pelo diálogo com a natureza.

Tanto o corpo da mulher quanto o ecossistema a sua volta tem sido controlados e explorados pela sociedade patriarcal capitalista, portanto, trazer para cena e para o audiovisual, de forma lúdica e sensível, essa conexão fortalece a problematização destas opressões e promove processos emancipatórios e expressivos. 
Terra Mulher se constrói através de videoartes que ecoam as reflexões ecofeministas, retirando a mulher e a natureza da margem, colocando-as como protagonistas e provedoras de uma fertilidade criativa, entendendo-as igualmente como parte da cultura e da produção de conhecimento. Dessa forma, ao romper com ideias dualistas e hierárquicas, este trabalho busca fortalecer relações e discursos libertários, fazendo destas duas forças femininas, que tem sido historicamente e socialmente deslegitimadas e invisibilizadas, duas potentes forças criadoras e criativas: a mulher e a natureza.